Publicado por: vivamaraca | 02/11/2009

Sobre usinas poluidoras de estuários do litoral sul de Pernambuco

Usina Trapiche é multada por cometer crime ambiental

Ibama encontrou em um rio restos de materiais usados na lavagem da cana de açúcar; empresa terá que pagar R$ 1 milhão

Um crime ambiental terminou em multa nesta sexta-feira (30). A usina Trapiche, localizada na cidade de Sirinhaém, na Zona da Mata Sul do estado, vai ter que pagar um R$ 1 milhão. A multa é por conta de restos de materiais usados na lavagem da cana de açúcar, encontrados em um rio por técnicos do Ibama.

A empresa foi autuada depois de uma denúncia de pescadores da comunidade, que enviaram um vídeo para o Ibama Estadual, mostrando o problema.

Na primeira expedição, realizada durante a manhã, o Ibama não conseguiu identificar elementos que apontassem para irregularidades na usina, mas à tarde, durante a segunda expedição, o Ibama identificou no rio Sirinhaém e seus afluentes dejetos orgânicos da lavagem industrial da cana de açúcar que estavam sendo despejados pela usina Trapiche.

O Ibama informou que esse material é considerado de alto valor poluente e que o produto teria causado a morte de peixes. A reportagem procurou os responsáveis pela usina Trapiche, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Fiscais do Ibama verificam denúncia de poluição no rio Sirinhaém

Moradores do local reclamam de resíduos do processo de fabricação de açúcar e álcool eliminados por usinas

Da Redação do pe360graus.com

Fiscais do Ibama checam denúncia de agressão ao meio ambiente no litoral sul Fiscais do Ibama realizam uma operação em Barra de Sirinhaém, no litoral sul de Pernambuco. O objetivo da ação é descobrir qual é a usina que está jogando material poluente no rio Sirinhaém.

A denúncia partiu de pescadores da comunidade, que enviaram um vídeo para o Ibama Estadual, mostrando o problema. Segundo os denunciantes, resíduos do processo de fabricação de açúcar e álcool são eliminados diretamente no rio, provocando turbidez da água e morte de peixes.

A fiscalização é realizada por três equipes em duas frentes de atuação: uma subirá de barco, pelo rio Sirinhaém para coletar amostras de água e de animais mortos. A outra vai por terra até a Usina que aparece no vídeo. A ação conta com o apóio do Ministério Público estadual.

De acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Leslie Tavares (foto 2), se as denúncias forem comprovadas, a Usina pode ser fechada. “Os proprietários vão responder por crime ambiental, podem pagar multa, além de embargar o funcionamento da empresa. Se houver flagrante, podem ser presos”.

A fiscalização ainda não terminou.

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/meio-ambiente/2009/10/30/NWS,501314,4,77,NOTICIAS,766-USINA-TRAPICHE-MULTADA-COMETER-CRIME-AMBIENTAL.aspx

http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/meio-ambiente/2009/10/30/VID,13246,4,77,VIDEOS,879-FISCAIS-IBAMA-CHECAM-DENUNCIA-AGRESSAO-MEIO-AMBIENTE-LITORAL-SUL.aspx

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: